Esta semana resolvi fazer o meu Notebook funcionar novamente com M$ Windows.
Por que? 
Bem ... eu realmente não necessitava mais utilizar o velho XP mas como criamos um grupo para estudar, traduzir e tropicalizar o OpenERP e este é independente de plataforma, resolvi criar um mini-tutorial para os novos participantes e acredito que será útil. 

O projeto foi criado no site launchpad (que é uma plataforma de colaboração / hospedeiro de controle de versão de software utilizando o VCS bazaar) para utilizar a mesma plataforma e práticas utilizada pelo próprio OpenERP que é hospedado neste mesmo ambiente.

Para trabalhar com o bazaar no launchpad são necessários os seguintes softwares (Estas instrucoes sao de Mar/2009 - bazaar v 1.13-1 / PuTTY v. 0.60):
  • o Bazaar própriamente dito. O arquivo a ser baixado é o "bundle" que inclui o Tortoise Bazaar que é uma integração entre o bazaar e o Windows Explorer. 
  • o PuTTY (um cliente Telnet/SSH gratuito) - aqui é necessário instalar a suite completa (atualmente: putty-0.60-installer.exe)

Configurando as chaves SSH para comunicação com o repositório 
 
Após baixar e instalar os softwares acima, ativar o programa PuTTYgen a partir do menu. 



Aguarde a abertura do programa e mande-o gerar uma chave SSH-2 RSA (deve-se também mover o mouse sobre a área branca abaixo da barra de progresso para auxiliar na geração de randomissidade).



Ao final, escolher e digitar uma frase secreta (Passphrase) e solicitar a gravação em um arquivo em disco tanto da chave pública quanto da privada (Lembre-se de manter os arquivos em um local não óbvio, preferencialmente protegidos contra acessos indevidos). 
 

Antes de fechar a janela do PuTTYgen, selecione e copie todo o conteúdo da caixa de texto com a chave (inicia com ssh-rsa) pois vai ser necessário colar este texto no site do launchpad (Isto ajuda a evitar um erro  "Invalid public key".  - launchpad question 26705).

Próximo passo, no site do launchpad acesse a sua conta (a minha fica em https://launchpad.net/~joe-b-pimentel).
Selecione Change details
 .

Selecione SSH Keys:


e importe a chave colando o conteúdo copiado do PuTTYgen conforme exemplo abaixo:



Tendo importado a chave, agora devemos ativar o agente de autenticação SSH - Pageant


que ativa um ícone na systray: 


E após a abertura da janela, adicione a chave salva (arquivo tipo .ppk) anteriormente, informando a frase secreta quando solicitado.



A partir de  então, as operações de comunicação com o repositório do launchpad devem estar autorizadas.



Trabalhando com o Tortoise + bazaar  

Agora vamos trabalhar com o Tortoise + Bazaar criando um branch do repositório:

Abrir o explorer e posicionar-se um uma pasta na qual você deseje criar o seu "branch". Então clicando com o botão direito sobre a pasta escolher 


Então informe a referência para o branch (no nosso caso lp:openerp.pt-br-localiz) 



E ... está pronto. A partir de agora você pode alterar e colaborar com o grupo.



Para maiores informações e ajuda sobre o uso do Tortoise, veja o help 



É isto, boa sorte e qualquer problema poste uma mensagem no mailing list do grupo.